Páginas

sexta-feira, novembro 08, 2013

Comer, Passear e Fotografar - O fetiche de trazer na mala as delícias que como nos lugares que visito

Falar sobre comida envolve decoração, amigos, família, fotografia e, principalmente, viagens. E de uns tempos para cá a vontade de reviver a experiência de uma viagem tem sido mais eficaz com comida - que acaba, mas traz sensações mais intensas do que os objetos, que ficam na estante mas não dão sabor a uma história. E foi por isso que escrever sobre o meu fetiche por trazer o que comi nos lugares que eu visito me pareceu um bom jeito de me apresentar.


Há um ano eu visitei a pequena cidade de Rijeka, na Croácia, e em uma caminhada noturna me deparei com a seguinte placa: Bonbonniere Kras Choco Bar. Subindo a escadaria a promessa se cumpria: um lugar de decoração modernosa e rebuscada cujo cardápio inteiro era de chocolate, com direito a fonte chocolate no balcão.


A Kras, fabricante autenticamente croata, pode ser comparada à nossa Garoto. Mas vamos ao que interessa: eu estava em um choco bar! O garçon me garantiu que a experiência regional seria tomar um Bajadera (3 camadas de nougat escuro e claro para tomar de colher). Uma bomba doce, servida morna em xícara de vidro, que eu comi lentamente com aquela sensação única de prazer e culpa. Algo que logo me fez lembrar de uma grande amiga chocólatra e parceira no crime. 

Os quarenta minutos que passei na fila da Pierre Hermé em Paris, para comprar os lendários macarons (que duraram menos de cinco), foram revividos pelos menos 20 vezes, graças a um pote de caramelos que trouxe de lá. Comer aquilo com um café era como sentar na praça da igreja em frente à loja junto aos japoneses que esperaram tanto quanto eu para provar um sabor inesquecível, e caro.



Já a Tieta amanteigada, biscoito salgadinho e crocante com sabor que faz jus ao nome, é o que trago para servir aos amigos e contar sobre a calmaria das praias de Tibau do Sul e Madeiro, que antecedem o furdunço turístico de Pipa - RN.

Por sorte o croata Bajadera, que tinha tudo para se tornar uma memória distante, é na verdade um bombom tradicional e talvez o mais popular da Kras, vendido em embalagens de vários tamanhos. O que me possibilitou dividir essa história com muitos queridos mais de 20 vezes, e a preço popular.

Comer bem pra mim é, entre tantas coisas, poder compartilhar a experiência com alguém. A Ana e a Bárbara, que adoram quando ofereço uma comida e explico como e de onde ela surgiu, me convenceram que juntar isso com o prazer em fotografar dava um post. E já que deu certo, vou aceitar o convite e aparecer de vez em quando para falar sobre três coisas que eu gosto tanto: comer, passear e fotografar.

Por: Lucas Fonseca


Lucas Fonseca é fotógrafo e um dos donos da Flare Fotografia. Apaixonado por comer com prazer, compartilha suas experiências no Buji às sextas-feiras.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...